Blog de Reinvenção

Blog de Reinvenção

Sobre o blog

Textos com reflexões sobre como o ato de cogitar um rumo diferente das ações do cotidiano e sua tecitura nas relações podem fazer a diferença para quem quer reinventar.

Escolhas nossas de cada dia

Escolhas e ReescolhasPosted by Marcelo Azevedo 13 Mar, 2017 13:47
Gosto de saber a origem das palavra, E me interesso pelos impulsos que deram aos significados que compartilhamos. Para escrever sobre nossas escolhas, encontrei a palavra em latim: colligere; que é composta pelos termos: "com" e "catar", "colher", portanto, que originaram a palavra escolher.
Construí uma imagem em minha mente do ato de catar ao chão. E neste chão uma infinidade de opções à minha disposição. Mas, para continuar compondo esta imagem me pergunto se estou colhendo já de mãos cheias ou de mãos vazias? Isso faz uma diferença grande, pois isso define bem minha liberdade de juntar e conectar o que está ao meu redor. Se estiver de mãos cheias, meu grau de possibilidades de coleta se diminui, se restringe.
Essa metáfora me provoca a pensar o quanto minhas escolhas podem estar limitadas por minhas mão estarem cheias, que se traduz em pouco espaço para novas possibilidades. Estar ocupado com crenças e ideias fixas comodas, podem ser confortáveis e fáceis de lidar dentro de um mundo que se mostra cada vez mais complexo e ameaçador do que conhecíamos tão bem. E assim, sair desta zona de conforto provoca medo do desconhecido e abala nossa equivocada sensações de controle sobre as coisas que ocorrem em nossas vidas.
Escolher de mãos vazias, ou quase vazias é dar uma chance para a sincronicidade e oportunidades que, até então, não eram sequer notadas tal era a fixação em determinadas crenças.
Estamos diariamente coletando opções, fazendo escolhas e recebendo de volta suas consequências, desejadas ou indesejadas, e nisso, a boa notícia é que podemos refazer as reescolher, isto é, abrir espaço e perceber que começamos a coletar e escolher com mais diferenciação, no sentido de encontramos com nossa verdadeira identidade.



  • Comments(0)//escolhasereescolhas.reinventar.com.br/#post0